Grécia e as delícias mediterrâneas


A Grécia, oficialmente República Helênica (português brasileiro) ou República Helénica, é um país europeu localizado na parte meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália.
O clima da Grécia pode ser classificados em três tipos (mediterrânico, a alpino e o temperado) que influenciam regiões bem definidas do seu território.

Atualmente, a Grécia é um único país de poder reduzido, e um dos menos desenvolvidos da Europa. Atenas é a capital e maior cidade do país, com quatro milhões de habitantes. Em Atenas e em outras partes da Grécia, existem esplêndidas ruínas de monumentos do passado glorioso da antiga civilização. Há milhares de anos, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado. A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidentais. Os gregos da Antiguidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam o grego, mesmo que não vivessem na Grécia Continental), e davam o nome de Hélade a sua terra. Os que não falavam o grego eram chamados de bárbaros. Nunca formaram um governo central, porém estavam unidos pela mesma cultura, religião e língua. A Grécia tornou-se independente em 14 de Setembro de 1829, após o Tratado de Adrianópolis ser assinado entre Rússia e Turquia, o qual pôs fim à guerra de independência.
Os remanescentes físicos da cultura da Grécia clássica conservam-se principalmente em Atenas, Esparta, Micenas, Argos e outros sítios, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos, e dos principais centros culturais do mundo constituem uma lembrança permanente de copiosa herança cultural helênica, que ainda continua viva na educação dos gregos.
MYKONOS

A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos e pão, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas predominam o mel e as nozes. Alguns pratos se utilizam de massa folhada.
O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite, utilizado em quase todos os seus pratos. É produzido a partir das oliveiras, muito presentes em toda a região, que dá um toque característico à comida grega. O grão mais utilizado na Grécia é o trigo, embora a cevada também seja cultivada. Entre os legumes e verduras cultivados estão o tomate, a berinjela, batata, vagem, quiabo, pimentões e cebolas. O mel é extraído do néctar de árvores frutíferas e cítricas: limoeiros, laranjeiras, além do mel do tomilho e do que é extraído das pinhas produzidas pelas coníferas. O lentisco, resina aromática com coloração de marfim, é cultivado na ilha de Quios, situada no mar Egeu.

A culinária grega utiliza-se de mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do Mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, endro e folhas de louro, manjericão, tomilho e funcho. Muitas receitas gregas, especialmente no norte do país, utilizam-se de ervas "doces", como, por exemplo, cravo e canela, em cozidos. Os sabores gregos freqüentemente são caracterizados pelo uso de menta e noz-moscada.

O terreno do país favoreceu a criação de cabras e ovelhas, no lugar de vacas, e, desta maneira, pratos com carne bovina são mais raros. Pratos feitos com peixes são mais comuns, especialmente nas regiões litorâneas e nas ilhas. Uma grande variedade de queijos também é utilizada na culinária da Grécia; alguns dos tipos são Feta, Kasseri, Kefalotyri, Graviera, Anthotyros, Manouri, Metsovone e Mizithra.
O espírito rústico da culinária grega geralmente se opõe a muito refinamento, embora as tendências recentes tenham indicado que a culinária contemporânea do país esteja se deslocando a um enfoque mais refinado. Comer fora sempre foi prática comum no país; estabelecimentos como a taverna e o estiatorio, espalhados por todo o país, servem comida grega caseira tradicional a preços acessíveis, tanto para locais como para turistas.

Recentemente, o fast-food veio se tornando popular na Grécia, como no resto da Europa, com diversas cadeiras estrangeiras abrindo franquias. A maioria dos gregos, no entanto, ainda tem como base de sua alimentação os pratos ricos e extensos de sua culinária. Além disso, algumas comidas tradicionais dos gregos, em especial o souvlaki, gyros, sanduíches no pão pita, tiropita e spanakopita, entre outros, são servidos no estilo fast-food.

Pratos típicos
A culinária grega é muito diversificada, e embora existam diversas características em comum entre as tradições culinárias das diferentes regiões dentro da Grécia, existem também muitas diferenças, o que torna difícil apresentar uma lista completa dos pratos mais representativos. Por exemplo, o prato vegetariano chamado Haniotikó Bouréki (fatias de batata assadas com abobrinhas, queijo myzithra e hortelã) é um prato típico do oeste da ilha de Creta, na região de Chania. Uma família típica do local costuma consumir este prato de uma a duas vezes por semana durante o verão; no entanto, ela não é preparada em qualquer outra região do país.
Esta lista apresenta alguns dos pratos mais representativos da culinária grega e que podem ser encontrados em todo o país (além dos pratos regionais mais significantes):

Entradas
Mezes é o nome dado coletivamente para uma variedade de pequenos pratos, servidos tipicamente com vinhos ou licores com sabor de anis, como o ouzo ou o tsipouro caseiro. Orektiká é o nome que se dá formalmente a estes acepipes, pode ser utilizado também para se referir ao primeiro prato de uma refeição nas culinárias não-gregas. Diversos dips são servidos, com pita ou fatias de algum outro tipo de pão. Em certas regiões o pão seco (paximadhi) costuma ser amolecido na água.

Boureki (burecas): espécie de empanadas, de massa normal ou folhada, com diversos recheios, como legumes, queijo ou carne.
"Tiganita": legumes e outros ingredientes fritos (abobrinhas, berinjelas, pimentões ou cogumelos.
Dolmades: folhas de uva recheadas com arroz e outros ingredientes, por vezes carne.
Fava: purê de ervilhas secas; por vezes é feito com favas.
Salada grega: a salada conhecida mundialmente como 'grega' é chamada de "salada aldeã", ou "camponesa" (Horiátiki saláta); essencialmente é uma salada de tomate e pepinos, queijo feta e azeitonas pretas, temperada com sal e azeite.
Horta: verduras verdes cozidas no vapor e servidas na forma de salada, temperadas com suco de limão e azeite; podem ser comidas como uma refeição leve, com batatas (especialmente durante a Quaresma, no lugar de carne ou peixe).
Kolokythoanthoi: flores de abobrinha recheadas com arroz ou queijo e ervas.
Koukkia: favas.
Lakhanosalata: salada de repolho
Marides tiganites: pequenos peixes fritos, servidos com gomos de limão.
Melitzanosalata: salada de berinjela.
Pantzarosalata: salada de beterraba com azeite e vinagre.
Patata salata: salada de batata com azeite, cebolas fatiadas, suco de limão e vinagre.
Saganaki: queijo frito (o termo se refere a uma pequena frigideira, e pode ser aplicado a diversos outros proatos.
Skordalia: purê grosso de alho e batatas, costumeiramente acompanhado com algum peixe frito.
Spanakopita: espinafre envolto em massa folhada.
Taramosalata: ovas de peixe misturadas com batatas cozidas ou farinha de rosca umedecida, azeite e suco de limão.
Tzatziki: iogurte com pepino e alho, utilizado como dip.
Tyropita: queijo, costumeiramente feta, envolto em massa folhada.
Muitos outros alimentos são envoltos em massa folhada, formando pequenos triângulos ou grandes superfícies: kotopita (recheio de frango), spanakotyropita (espinafre e queijo), hortopita (legumes verdes), kreatopita (carne moída), etc.

Sopas
Avgolemono: sopa 'ovo-limão', consiste de um caldo de carne, peixe ou legume engrossado com ovos, suco de limão e arroz.
Bourou-Bourou: sopa de legumes e massa da ilha de Corfu.
Faki ou fakes: sopa de lentilhas, uma das sopas cotidianas mais comuns no país, servida costumeiramente com vinagre e queijo feta.
Fasolada: sopa de feijões, definida em diversos livros de culinária como o prato grego tradicional por excelência. Além de feijões, leva tomate, cenoura, aipo e bastante azeite.
Magiritsa: sopa tradicional da Páscoa, feita com vísceras e engrossada com avgolemono.
Patsas: sopa de tripas, semelhante à shkembe tchorba búlgara.
Psarosoupa: 'sopa de peixe', pode ser cozinhada com diversos tipos de peixe, e diversos legumes e verduras, além de outros vegetais (cenouras, aipo, salsa, batatas e cebola); entre as diversas variedades está a clássica kakavia, que leva azeite.
Revithia: sopa de grão-de-bico.
Trahana: sopa feita da mistura de grãos fermentados e iogurte.

RECEITAS:
TARAMASALATA


Taramasalata ou taramosalata é uma prato nacional da culinária grega, e um meze tradicional tanto na própria Grécia quanto na Turquia. É feito de taramas - ovas de bacalhau ou de carpa, salgadas e defumadas, misturadas com azeite e sumo de limão. Podem ainda ser misturadas a pão ralado ou purê de batata.
É costumeiramente servido com algum tipo de pão, ou legumes crus.

INGREDIENTES:
·         1 lata de ovas de bacalhau
·         Migalhas de pão
·         1 / 2 cebola
·         2 dentes de alho
·         Óleo
·         Salsa
·         Sal

PREPARO
Umedeça as migalhas no leite ou água.
Coloque as migalhas em uma tigela, adicione as ovas, dentes de alho picados e a cebola também picada.
Tempere e depois misture bem.
Sirva gelado com torradas ou biscoitos.



SOUVLAKI

Souvlaki é um tipo de fast food comum na Grécia, que consiste em pequenas espetadas grelhadas de pequenos pedaços de carne e vegetais. Pode ser servido apenas no palito, para ser comido com as mãos, em um sanduíche com pita, guarnição e molhos ou no prato, com batatas fritas ou arroz pilaf.

INGREDIENTES:
·         1 kg de carne de porco ou ovelha cortada em cubo
·         2 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         1 colher (sopa) de orégano
·         suco de 1 limão taiti
·         sal e pimenta do reino
·         10 espetinhos para churrasco

PREPARO
Tempere a carne com o orégano, o sal, a pimenta.
Espete-as e asse na grelha.



Fonte: Wikipédia e arquivos pessoais