A exótica Tailândia!

A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é formada praticamente por florestas tropicais. Seringueiras foram importadas do Brasil, da região Amazônica e plantadas no sudeste do país, há mais ou menos 100 anos.
A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e sua vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. A relativa alta umidade e a temperatura quente favorecem o crescimento de plantas tropicais - é possível encontrar orquídeas exóticas e deliciosas frutas em todo o lugar.
Sua maior cidade e também capital é a cidade de Bangkok.

A cozinha tailandesa é famosa pela mistura dos quatro sabores fundamentais: doce, apimentado, amargo, e salgado. A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas.

A gastronomia da Tailândia utiliza manga, coco e frutos do mar, e é marcada por forte sabor apimentado.
A comida tailandesa está cada vez mais difundida e apreciada. O segredo dessa culinária milenar vai além do preparo dos pratos. Conta-se que há dois séculos os tailandeses comiam sentados numa esteira ou tapete. No lugar de mesas, eram usados grandes vasos de bronze com uma tampa, sobre as quais era colocada uma toalha vermelha. A carne era cortada em pequenos pedaços e o arroz colocado numa tigela funda no chão. Para servir a comida, utilizavam colheres de madrepérola. Os convidados não usavam facas nem garfos. Eles comiam fazendo pequenas bolas de arroz com os dedos e as mergulhavam nos pratos de acompanhamento. Os talheres só foram introduzidos tempos depois pelos europeus. Esses costumes se modificaram, mas o rico sabor da culinária Thai continua o mesmo. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado nessa cozinha. As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: uma sopa, uma salada, um prato picante (caril ou curry) e vários molhos em geral à base de "nam pla" (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar. Tudo acompanhado de uma boa dose de arroz, considerado o alimento principal em muitos países da Ásia. O tipo mais comum é o arroz jasmim, que é mais perfumado e delicado.

A base da gastronomia são os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e espécies. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal.
Outros se utilizam para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas ou para equilibrar os sabores, como a que incorpora o leite de coco.
O arroz é um dos pratos que nunca faltam na comida.
Preparar-se de diversas formas: fervido, frito ou na sopa. Na zona do norte o arroz é mais gelatinoso e se conhece como o "arroz pegajoso".
O café da manhã tipicamente thai, conhecido como khowtom de clara influência chinesa, é muito consistente. Geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões e alho, acompanhado de um ovo frito e pepinos em conserva. Com este desjejum o café não é necessário para despertar o corpo. Mas não é motivo para alarmar-se já que na maioria dos hotéis se costuma servir o desjejum ao estilo americano.
A hora de almoçar a comida é mais leve e geralmente consiste em só um prato de arroz frito, talharins, algum sanduíche frio ou verdura.
A refeição mais importante do dia é o jantar. Nela concentram-se em quantidade, variedade e sabor dos melhores pratos tailandeses.
Se compõe de arroz, sopa, peixe ou frango, preparado de diversas formas, saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta. É muito abundante. Prove o Khao Mangal, um frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre. Recomendamos o sukijakithai, uma especialidade thai a base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhados de verduras e massa feita com farinha de arroz. Todos os ingrediente se preparam e cozinham numa panela a vista dos comensais. Se prefere algo mais picante o Neuayum, uma mescla condimentada de carne moída com salada. Geralmente é acompanhada de Pad Thai, macarrão cabelo de anjo fritos com brotos de sementes.
Para pratos preparados com curry existem para todos os paladares, tente o Kaeng Kari Kai; um prato de frango com curry muito suave ao estilo indiano ou, o Kaeng Kainaw Kai, preparado com bambu. Para bocas mais forte o Kaeng Phet Kai; um curry thai muito picante com frango. Nos numerosos portos de rua poderá degustar o Salapau, pãezinhos de levedura recheados de carne de porco ou o Khanon Djieb recheados de lagosta. Este últimos se molham num molho de soja antes de levá-los a boca.
Na região do norte preparam o Larp, um prato muito característico feito a base de fígado, porco ou pato e hortaliças.
Os pratos desta zona costumam ser preparados de maneira mais suave e menos elaborada, enquanto que a cozinha da região sul, tem sua base nos peixes e nos frutos do mar, é mais picante.
Para terminar, uma boa sobremesa o Kanon. Prove o Kluay Buat Chii, banana com leite de coco, o Sangka yaa, natilhas de coco ou o Maw Kaeng, natilhas preparadas a base de ovo. E se ainda pode, uma boa fruta. Não Terá nenhum problema para escolher já que tem todas as classes.
Ademais dos ricos sabores, surpreenderá a delicadeza e a arte com que apresentam a maioria dos pratos.
Nunca faltaria os arranjos florais na mesa, nem as frutas ou verduras moldadas baixo caprichosas formas. Quando um vai ao comedor, abre-se um arco-íris de cores e sabores que cativam ao mais exigente.
Em Tailândia encontrará comida de outros países.
A mais comum é a comida china, mas também existem restaurantes que servem comida própria de Filipinas, Índia, Coréia, Malásia e também ocidental.

Receita de Pad Thai
INGREDIENTES:
- 250g de talharim de arroz
- 3 dentes de alho picados e amassados
- Óleo de amendoim
- Tofu firme em cubos
- Cebolinha verde
- Cenouras cortadas em palitinhos fininhos
- Broto de feijão
- Amendoim torrado
- Coentro
- Sal

Molho:
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de pasta ou polpa pura de tamarindo
-1 colher (sopa) de açúcar (ou mais, se preferir)
- Pimenta em pó a gosto

PREPARO:
Coloque o macarrão de molho em água fervente por 20 min. Aqueça bem um pouco de óleo e frite os cubos de tofu. Reserve. Na mesma panela, em fogo alto, refogue o alho mexendo ligeiramente, adicione a cenoura em tirinhas e uma colher de água. Deixe a cenoura amaciar um pouco e junte o molho. Quando a mistura levantar fervura e reduzir um pouco, acrescente o macarrão escorrido. Mexa ligeiramente para que o macarrão absorva o molho e "frite" ou "salteie" levemente. A mistura deve ficar relativamente seca. Adicione uma parte do broto de feijão, a cebolinha e o tofu. Mexa um pouco mais com cuidado para não amassar o macarrão. Guarneça com broto de feijão cru, tirinhas de cenoura, amendoim moído e coentro.


Receita de Yam mamuang
INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de manga cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
 1/2 xícara (chá) de camarões cozidos em água e sal
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- pimenta dedo-de-moça em tiras finas a gosto
- 1/2 colher (sopa) de nampla
- 1/2 colher (sopa) de suco de limão
- 1/2 colher (sopa) de açúcar
- kani kama desfiado e alface roxa para decorar

PREPARO:
Misture todos os ingredientes numa vasilha e deixe na geladeira até o momento de servir. Forre um prato com a alface e distribua a mistura de manga e camarões. Salpique o kani desfiado por cima e mantenha refrigerado até o momento de servir.

Dicas:
Cuidado com a pimenta!
Para deixar o sabor da pimenta-dedo-de-moça mais suave, elimine as sementes e o filamento interno. Mas cuidado! Use uma luva ou lave muito bem as mãos após manipular a pimenta.







fonte: wikipédia