quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As bengalas doces de Papai Noel - CANDY CANES

A primeira imagem que vem na minha cabeça quando penso em Natal é a Candy Cane!
Ser viciado em doces dá nisso. Você esquece de Papai Noel e vai logo pensando nas guloseimas que bombam nessa época.
Mas o doce que sempre chamou minha atenção foram esses bastõezinhos vermelho-branco em formato de bengala.

O Candy Cane não é muito conhecidos aqui no Brasil (onde é conhecido como "bengalas de natal"). Tradicionalmente vermelho e branco e aromatizado com peppermint (hortelã-pimenta), sabor e aroma muito ligado a doces nos Estados Unidos (principalmente na época natalina), mas podendo receber outras cores e aromas.


A história pode ser rastreada a partir da Alemanha quando em 1670 o maestro da Catedral de Colônia pequenas varas doces retas no formato de um J para ficarem semelhantes aos cajados utilizados por pastores. Esses doces foram então entregues às crianças os coral para que ficassem felizes (por mais tempo) durantes os serviços de Natal. Rapidamente esse costume se espalhou por toda a Europa.
Mais tarde esse costume chegou à América e foi um imigrante alemão o primeiro a decorar a árvore de natal com estes doces.
Até então eles eram todos brancos. Só alguns anos depois que surgiu a versão com listras vermelhas.
Não há registros que indiquem o porque das listras, mas creio eu que são pelo costume das cores vermelho e branco como decoração natalina.
Esse costume surgiu em 1886 quando o cartunista Thomas Nast retratou Papai Noel na revista Harper's Weeklys em trajes destas cores. (Não, a Coca-Cola não é culpada... A não ser que ela tenha pago esse cartunista e eu não estou sabendo, rs).

A primeira publicação da receita de Peppermint Candy Cane (bastões doces de hortelã-pimenta) veio em 1844 e vem sendo associada com o Natal desde 1874.

Hoje são muito utilizadas como decoração de mesa, móbiles, arranjos e claro, na árvore de natal!



A produção dos doces



ENTRE NO CLIMA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário