quinta-feira, 29 de março de 2012

Cantinho herbal

O que mais me admira na culinária é sem sombra de dúvidas o uso de ervas e eu tenho uma prazer enoooorme em cultivá-las!
Na maioria das vezes recorremos às ervas desidratadas por serem mais fáceis de achar e armazenar, mas nada como o sabor de uma folhinha de manjericão recém colhida e posta no molho de tomate ou aquele galinho de alecrim fresco assado com o lombo suíno.
Ervas frescas são dificilmente encontradas em mercados. Você as acha em feiras, no quintal da vó ou na casa daquela sua vizinha mais velha que você sempre pede um raminho de hortelã para fazer chá.
Então se você procura o prazer de ter em casa sua própria hortinha dá uma olhadinha abaixo nas dicas que trazemos para vocês!

Montando seu canteiro de ervas aromáticas...





Nem todas as pessoas gozam do espaço de um bom quintal, tendo que se contentarem com as varandas esguias de seus apartamentos.
Mas isso não é nenhum obstáculo na hora de criar sua hortinha e dela poder retirar seus temperos.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • Um vaso de sua preferência (barro, madeira, cerâmica, cuia de coco),
  • Cascalho grosso ou argila expandida
  • Areia fina (não pode ser areia de praia porque o sal interfere!),
  • Terra orgânica
  • Mudas de ervas
MONTAGEM:
Primeiramente observe se o vaso ou recipiente que receberá as ervas possui furos embaixo. Caso não tenha faça quatro pequenos furos para a água não ficar retida e assim apodrecer as raízes das plantas.
Depois cubra o fundo com uma camada de cascalho ou argila expandida, em seguida uma camada fina de areia e depois outra camada fina de terra.
Com cuidado, para não romper as raízes das ervas, retire as mudas dos saquinhos e coloque-as sobre a camada de terra.
Após posicionar a muda, termine de preencher o vaso com a terra e regue levemente. Você pode ainda colocar plaquinha nomeando cada erva.



ATENÇÃO: para vasos pequenos apenas uma espécie de erva! 
Dê atenção também ao porte da erva: alecrim, manjericão, pimentas, erva-doce são ervas de porte grande,ou seja, crescem muito e expandem-se do mesmo modo, assim como possuem raízes mais profundas, por isso plante-as de preferência em vasos maiores e individuais.
Já a salsinha, a cebolinha, o tomilho, o orégano são ervas de porte menor e podem ser plantadas juntas em um vaso, apenas deixe um espaço razoável entre cada muda para que a erva possa se desenvolver bem.

CUIDADOS: Ervas aromáticas precisam de lugar fresco, arejado e de pelo menos 4 horas diárias de sol. Prefira sempre o sol da manhã ou do fim da tarde.
Regue a cada dois dias ou senão use o dedômetro: enfie o dedo na terra, se estiver molhada então não necessita de água, caso contrário você já sabe o que fazer.
Há cada 40 dias afofe a terra com um grafo e adube.
O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). Para quem não encontrar terra adubada, pode prepará-la sozinho: coloque uma parte de terra comum, uma parte de esterco (bem seco) ou húmus e uma parte de areia. Misture bem e pronto! Você acabou de criar a sua terra artesanal. Adicione sempre um pouco de húmus, mas sem exageros, pois seu excesso pode levar as plantas à morte. E nunca use adubo químico.
A colheita pode ser feita a cada 20 e 30 dias. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada. Portanto, é importante que as colheitas sejam cuidadosas, utilizando-se tesouras bem afiadas e nunca cortando os brotos. 

IDÉIAS PARA SEU JARDIM
ESSA IDEIA EU APLIQUEI NO MEU QUINTAL!

SABE AQUELA CAIXA DE FERRAMENTAS QUE VOCÊ NEM USA MAIS? POIS BEM AGORA ELA TEM UTILIDADE!

O USO MAIS CORRETO PARA SUAS CROCS!

E AQUELE ESCORREDOR QUE VOCÊ JÁ DEIXOU DE LADO? AGUÁ EMPOÇADA NÃO SERÁ UM PROBLEMA COM ELE!

AQUELE SEU BULE ESMALTADO DESCASCOU TODO E VOCÊ QUER JOGAR FORA?! NÃÃÃOOO! OLHA QUE GRAÇA ELE FICA COMO UMA VASO!

ASSIM NUM TEM DENGUE! KKKK

NAS ECOBAGS E CESTOS.

BEM LEGAL ESSE NÃO É?!




fontes: Vila do ArtesãoJardinaria, imagens google


Nenhum comentário:

Postar um comentário