segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

APAIXONE-SE VOCÊ TAMBÉM - TIRAMISSÚ

Se existe uma sobremesa que eu AMO esta chama-se tiramissú!
Primeiro porque eu sou viciado em bolacha champagne, segundo porque a fusão café-chocolate é perfeita e terceiro porque sobremesas com queijo me encantam o paladar (e mascarpone é uma delííícia!!!).

Pois bem, nada melhor que falar desta minha predileção, fora que neste clima de fim de ano, o tiramissú cai muito bem na mesa de doces.

De origem italiana esta sobremesa consiste em bolachas de champgne (savoiardi) embebidas em café forte (e vinho Marsala ou rum) entremeadas e cobertas de uma mistura de ovos batidos com queijo mascarpone e polvilhado com chocolate amargo em pó ou mesmo cacau em pó.
O nome do doce significa "escolha-me" e seu formato original era redondo.
Sua origem é equivocada visto que alguns autores afirmam que surgiu em Treviso após a Segunda Guerra Mundial enquanto outro afirmam ter surgido na Toscana em um banquete servido a Cosimo III Médici.
Importante mesmo é seu sabor, intenso e delicado. 



                                                                                                                                                                     

 Para saber mais: O Mascarpone, é um queijo italiano originário da Lombardia e atualmente difundido por todo o planeta. Sua raiz etimológica deriva-se do grego “mascherga” que significa “flor de leite”.

Considera-se um queijo fresco, sem maturação e consumo imediato, elaborado a partir de creme de leite, de consistência pastosa, podendo ser salgado, adoçado, misturado a frutas e combinações de saladas, massas e antepastos.

A textura cremosa e homogênea faz com que o mascarpone, tecnicamente, não seja considerado um queijo por alguns especialistas. É fabricado de maneira semelhante a um iogurte e tem alto teor de gordura. O queijo, que é originário do Sul da Itália, é usado para preparar molhos e sobremesas.  

(fonte: queijosnobrasil.com.br)
                                                                                                                                                                     

A receita que eu sempre uso é do Chef Thiago Sodré (chef do restaurante tailandês Sawasdee, no Leblon, Rio de Janeiro). Espero que, assim com eu, também apaixonem-se por esta delícia italiana!

TIRAMISSÚ



INGREDIENTES:
  • 3 gemas
  • 1/2 xic. de açúcar
  • 200g de mascarpone (mas você também pode usar o cream cheese que fica muito bom!)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 claras em neve
  • 1/2 xic. de café forte (pode ser feito com expresso)
  • 1 dose de conhaque, whisky ou licor de amêndoas
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 barra de chocolate meio amargo cortado em raspas

PREPARO:

Coloque o açúcar e as gemas em um bowl e bata bem até obter uma mistura bem cremosa. Em seguida adicione o cream cheese, a essência de baunilha e bata bem até ficar com um creme bem homogêneo. Incorpore no creme com muito cuidado as claras em neve. Mexendo delicadamente para não perder a aeração.

Misture em um recipiente o café e o conhaque e reserve.

Corte a barra de chocolate com uma faca em raspas bem fininhas, não se preocupe com os pedacinhos maiores, eles deixaram seu doce bem crocante.

Para fazer a montagem molhe os biscoitos no café rapidamente e coloque no fundo do copo, travessa ou seja o que estiver usando. Despeje uma camada de creme por cima dos biscoitos e cubra com as raspas de chocolate.

Continue intercalando as camadas até chegar ao topo da forma. Termine com uma camada de creme e enfeite do seu jeito preferido, com raspas de chocolate, chocolate em pó, brotos de hortelã….

Agora é só colocar na geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário