quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Natal de João e Maria - Gingerbread (Pão de gengibre)

Agora vocês vão rir de mim, mas tudo bem, riremos juntos!

Ontem enquanto esperava Brigadeiro de Banana gelar fui ver o filme "Deu a Louca na Chapéuzinho 2" (LOL) e me deparei com dois irmão alemães rechonchudos: João e Maria (eles são super vilões nesse filme e fazem um plano louco pra sequestrar a vovózinha!) presos na casa da bruxa, uma casa como já sabemos feita de doces e gingerbread (pão de gengibre).

Entrando neste clima natalino compartilho essa receita clássica mãe dos Gingerbread Man (aqueles biscoitinhos em forma de bonequinhos).

Mas antes um pouquinho de história:


Criada pelos irmãos Grimm no começo do século XIX a estória de João e Maria tem muito a ver com o natal. Sabe por que? É uma tradição que teve início na Alemanha construir casas de pão de mel inspiradas neste conto, durante o natal. Mas por que no natal? E por que de pão de mel?

No começo da idade média gengibre, ingrediente principal dos biscoitos de pão de mel e gengibre, não era uma especiaria fácil de ser encontrada na Europa. Mas conforme vieram as cruzadas o contato dos europeus com o oriente aumentou e várias especiarias começaram a entrar no paladar, inicialmente, do clero. Este não foi um período de grande desenvolvimento para as artes culinárias, a maior parte das mudanças e descobertas se deu entre as paredes dos mosteiros. Assim, foram os religiosos que tiveram inicialmente a idéia de fazer biscoitos com gengibre para celebrar as festas do inverno, mas eles se basearam em tradições da Europa Pré-Católica.

O bonequinho (sim, aquele do Shrek!) feito com a massa surgiu na Inglaterra quando a Rainha Elizabeth I resolveu usar o pão de gengibre para fazer homenzinhos com as caras dos convidados para sua festa de Natal.
E daí surgiu a tradição destes “cutes” natalinos!






Biscoitos de Gengibre e Mel


Ingredientes:
·         - 3 xícaras de farinha de trigo
·         - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
·         - 1/2 xícara de manteiga sem sal (113g)
·         - 1/2 xícara de açúcar
·         - 2 colheres de chá de gengibre em pó (usei 2 colher)
·         - 2 colheres de chá de canela em pó
·         - 1/2 colher de chá de cravo da índia em pó
·         - 1 colher de chá de pimenta do reino moída (não usei)
·         - 1/2 colher de chá de noz moscada
·         - 1/2 colher de chá de sal
·         - 1 ovo
·         - 1/4 de xícara de melado
·         - 1/2 xícara de mel

Peneire numa tigela grande a farinha, bicarbonato, canela, gengibre, cravo, pimenta, noz moscada e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte o ovo e bata bem, por mais ou menos um minuto. Junte o melado e o mel e bata em velocidade baixa, somente até misturar. Junte a mistura de farinha aos poucos e bata em velocidade baixa até formar uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes e embrulhe em plástico.
Guarde em geladeira por pelo menos uma hora.
Preaqueça o forno a 180°C. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa bem gelada e corte os biscoitos com cortadores apropriados, ou use um molde para cortar as partes da casinha. Transfira com cuidado usando uma espátula para uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Coloque a assadeira com os biscoitos no freezer e deixe por 15 minutos.
Leve ao forno – o tempo de forno varia de acordo com o tamanho e formato dos seus biscoitos, mas estarão prontos quando estiverem firmes ao toque. Deixe esfriar sobre uma grade para decorar.

Para o glacê real
·        -  225g de açúcar de confeiteiro
·         - 1/4 de xícara de claras

Bata as claras e o açúcar de confeiteiro na batadeira em velocidade baixa até misturar. Aumente a velocidade e bata por mais 7 a 10 minutos, até ficar branquinho e fofo. Se quiser uma consistência mais fluida, vá pingando águ aos pouquinhos e misturando bem a cada adição.
Use com saco de confeiteiro e um pico perlê fino, ou num saco tipo ziploc, cortando uma das pontas bem pouquinho e divirta-se!
Deixe os biscoitos secarem por 24 horas antes de guardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário