quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Give me a Sherry!" - Conhecendo o Xerez

Devo este post à Doris Duke!
Obrigado Doris!
Pra quem não a conhece eu explico rapidinho: Doris era filha do magnata do Império Americano do Tabaco (filha do cara que criou a Lucky Strike) e foi até 1993 (ano de sua morte) considerada a mulher mais rica do mundo. Com 13 anos herdou nada mais nada menos que 100 milhões de dólares (!!!!) e ao morrer estima-se que possuía um valor de 1,3 bilhões (!!!!!!!!).
Tá, beleza. Mas por que ela é minha inspiração?
Ontem vendo o filme que conta sobre sua vida (Bernard e Doris) uma ordem era constante: "Dê meu xerez!"
E para saudar essa grandiosa mulher (porque além de rica ela era estilosa, inteligente e generosa com instituições de apoio às artes, saúde e educação) trago hoje essa postagem sobre o Xerez (Jerez, Sherry).
Venha comigo e, se ficar embriagado, riremos juntos!


Conhecendo o Xerez



Xerez no sistema de soleira
O xerez (em castelhano jerez e inglês sherry) é um tipo de vinho fortificado, licoroso típico da Espanha, envelhecido no sistema de soleira. Seu nome é derivado da região onde é elaborado, Jerez de la Frontera.

A palomino é a uva mais usada para produzir os vinhos jerez, cerca de 95%. Para a produção, as uvas palomino são esmagadas, o mosto é fermentado em barris de aço inoxidável ou de cimento e o vinho é fortificado pela adição da aguardente vínica. Após a adição da aguardente, o vinho é armazenado em barris por cerca de um ano ou dois. A partir daí começa o processo de "solera", quando o vinho passará por diversos cortes.

Durante o envelhecimento do xerez fino (como o Manzanilla) o barril é preenchido com apenas 3/4 da capacidade, sendo assim, uma camada, que aparenta espuma e é conhecida como flor, se desenvolve em na superfície do vinho. Trata-se de um fungo conhecido como saccharomyces cerevisiae. O fungo é responsável pelo sabor típico do fino xerez espanhol, uma vez que não pode ser reproduzido em outras regiões. A flor confere ao vinho um leve sabor de levedura.

Além da palomino, são muito usadas para a produção do xerez as uvas Pedro Ximénez e Moscatel

Este vinho tem sua própria personalidade sendo um excelente aperitivo, antes ou depois de um jantar ou almoço, e eu acredito, bem adequado em climas quentes, já que sempre se toma gelado.

É encontrado em diversas versões, das mais secas as mais adocicadas.

Dividido entre os Finos e os Olorosos (aromáticos), que embora o nome soe estranho quer dizer um Vinho mais potente e encorpado.

Os principais Jerez Finos são :
  • A Manzanilla, que é o mais leve de todos, parece um Cooler, e por isso é muito apreciado pelos Jovens. 
  • O Fino, é um Jerez mais concentrado e com coloração dourada. É o mais fácil de encontrar no Brasil. 
  • O Amantillado, que é um pouco mais dourado e forte, muito adequado como aperitivo. 
  • O Medium, que é um Amantillado mais doce. 

Os principais Jerez Olorosos são :
  • Oloroso, que quer dizer “perfumado”, é concentrado e envelhecido. 
  • Cream, é um Oloroso mais doce. 
  • Pale Cream, de coloração mais clara e uma dosagem alcoolica mais forte. 
  • Brown Sherry, um Vinho rico, potente e de coloração escura. 

Se você ainda não conhece o Xerez, vale a pena comprar uma garrafa de Jerez Fino Tio Pepe, facilmente encontrado no Brasil, colocá-lo na geladeira e tomar bem gelado, em uma taça de Vinho Branco e verá o porque da bebida ser a preferida de Ms. Duke.



E viva nossos Bons Drink!


fonte: enochatos e wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário