quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DEZ MANDAMENTOS PARA EXECUTAR UMA RECEITA

Se tem um livro que todo estudante de gastronomia deveria ler com certeza seria Escoffianas Brasileiras do Chef   Alex Atala com Carolina Chagas.

Em meio a história de sua experiência no universo da gastronomia o chef traz dicas, receitas e ensinamentos preciosos pra quem está entrando (e pra quem já faz parte do meio) neste ramo.

Logo nas primeiras páginas encontramos estes 10 mandamentos fundamentais para a execução de uma receita.

Assim como eu, façam bom proveito!

DEZ MANDAMENTOS PARA EXECUTAR UMA RECEITA
Por Alex Atala - Escoffianas Brasileiras, Editora Larousse


  1. Antes de começar a fazer qualquer coisa leia a receita inteira. E, se possível, mais de uma vez.
  2. Confira se os equipamentos que você tem são compatíveis para a execução da receita e para o número de convidados que você pretende servir naquela data.
  3. Escolha ingredientes de altíssima qualidade.
  4. Se você pretende alcançar resultados altos, exercite a receita algumas vezes antes de torná-la pública.
  5. A louça e a apresentação de um prato são muito importantes, mas o fundamental é o sabor.
  6. Compreenda bem a receita e execute os passos possíveis com antecedência. Ou seja, não deixe para picar os legumes quando começar a fritar a carne. Tenha método, seja organizado.
  7. Quando estiver preparando a receita esteja inteiramente na cozinha, não divida sua atenção com televisão, computador, telefone.
  8. Muito cuidado com a substituição de ingredientes, ainda que sejam simples ervas. Antes de chegar à sua mão, aquela receita foi pensada e testada à exaustão. Sucedâneos podem gerar frustração.
  9. Quem cozinha é o fogo/temperatura, não sua mão. Contenha a ansiedade e nunca mexa demais o ingrediente ou uma panela se a receita não pedir.
  10. Trabalhe sempre com fogo moderado, podendo aumentar ou diminuir a temperatura durante qualquer momento do cozimento se a receita assim pedir.



DECORE-OS, MAS ACIMA DE TUDO USE-OS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário