Cumé, cumé, cumé?
Os quindins de Iaiá
Tem tanta coisa de valor
Nesse mundo de Nosso Senhor
Tem a flor da meia-noite
Escondida no terreiro
Tem música e beleza
Na voz do boiadeiro
A prata da lua cheia
No leque dos coqueiros
O sorriso das crianças
A toada dos vaqueiros
Mas juro por Virgem Maria
Que nada disso pode matar...
O quê?
Os quindins de Iaiá." - Ary Barroso
Minha infância foi cercada de quindins! Comia todos os dias e confesso que continuaria comendo - porque se existe uma sobremesa simples (além do pudim!) que eu realmente encho a boca pra dizer que a amo, sem dúvidas é este docinho amarelo e brilhante.
O nome Quindim é de origem africana que significa dengo, encanto.
O doce é tradicional da confeitaria portuguesa e é feito basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Em Portugal também é conhecido pelo nome Brisa-do-Lis.
Ao chegar ao Brasil saiu a amêndoa, difícil de encontrar por aqui, e entrou o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.
Esta receita a seguir é da doceira Cátia Farias, da Bendito Quindim. É a receita à qual eu melhor me adaptei e os quindins ficam leves, derretem na boca.
INCRIVELMENTE MARAVILHOSOS!
QUINDIM
INGREDIENTES:
- 650g de coco fresco
- 1 kg de açucar refinado
- 120g de de manteiga sem sal, derretida e morna
- 36 unidade(s) de gemas peneiradas ou 640 grs de gema pasteurizada
- 1 colher(es) de café de essência de baunilha
- 400g de glucose
- 1/4 xícara(s) de chá de água
PREPARO:
Numa tigela, coloque o coco fresco ralado fino e o açúcar refinado. Amasse com as mãos até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Adicione a manteiga sem sal derretida e morna e misture bem. Deixe a tigela coberta com filme plástico e leve à geladeira por 10 a 12 horas.Depois deste tempo, acrescente as 36 gemas (peneiradas duas vezes em peneira fina) e a essência de baunilha e misture bem até ficar homogêneo.
Prepare o brilho: Numa panela, coloque a glucose e a água e leve ao fogo baixo até aquecer e derreter. Desligue o fogo. Montagem: Coloque uma colher de sobremesa dessa mistura no fundo de cada forminha de quindim. Espalhe bem em todo o fundo e na borda.
Coloque a mistura do quindim nas forminhas, preenchendo até a borda, e leve para assar em banho-maria em forno médio pré-aquecido a 180ºC até que fiquem firmes e dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida ou espere gelar, se preferir.
GOSTARAM?
Nenhum comentário:
Postar um comentário